Responsabilidade Ambiental e Social
Levamos o nosso planeta muito a sério, pelo que promovemos valores e princípios com base na responsabilidade corporativa e sustentável. As boas práticas estão presentes internamente na nossa empresa, numa cultura de integridade, bem como em qualquer lugar do mundo onde o nosso negócio possa ter impacto.
Isto significa que trabalhamos por forma a cumprir responsabilidades fundamentais nos domínios dos direitos humanos, do trabalho, do ambiente e da luta contra a corrupção, defendendo os deveres e obrigações básicos para as pessoas e para o planeta, preparando-nos para o sucesso a longo prazo de todos.
Neste sentido, obtivémos a certificação no âmbito da Gestão Ambiental (NP EN ISO 14401) e Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (NP 4469), tendo sido adotadas as seguintes políticas:
Política Ambiental
O Viajar Tours, consciente de que a organização e comercialização de viagens tem impacto ambiental, compromete-se enquanto organização na melhoria contínua do desempenho ambiental, assim como no envolvimento de todas as partes interessadas, e em prosseguir os seguintes princípios:
- Promover ações e tomar decisões que permitam a constante redução da pegada ecológica da organização;
- Agilizar as suas práticas com vista à redução de desperdícios e prevenção da poluição;
- Estabelecer um conjunto de medidas que garantam uma maior eficiência energética;
- Definir como meta a redução de utilização de papel, limitando o seu uso ao estritamente indispensável;
- Ter especial atenção aquando da escolha dos equipamentos eletrónicos, optando sempre pelas gamas de maior eficiência energética;
- Reforçar as práticas de reciclagem e de redução de resíduos;
- Identificar e cumprir os requisitos das normas de referência, legais, regulamentares e outros assumidos pelo Viajar Tours;
- Divulgar aos seus clientes princípios básicos para um Turismo Sustentável.
Política de Responsabilidade Social
O Viajar Tours, consciente de que a organização e comercialização de viagens que desenvolve tem impacto em diversas áreas da nossa sociedade, compromete-se enquanto organização, na melhoria continua do desempenho da responsabilidade social, assim como no envolvimento de todas as partes interessadas, e em prosseguir os seguintes princípios:
- Respeito e cumprimento dos princípios de responsabilidade social;
- Preservação e respeito pelo meio ambiente;
- Abertura para o diálogo e promoção da justiça;
- Atuação ética assente no respeito pelo indivíduo e seus direitos;
- Igualdade de direitos e oportunidades;
- Oportunidade de trabalho e o desenvolvimento pessoal e profissional;
- Adequada aplicação da lei e respeito pelos seus representantes;
- Confiança e rigor nas relações empresariais;
- Patrocínio de iniciativas das comunidades locais e da sociedade, em geral, numa lógica de apoio efetivo ao desenvolvimento;
- Identificar e cumprir os requisitos das normas de referência, legais, regulamentares e outros assumidos pela organização;
- Abordar os aspetos da responsabilidade social significativos;
Divulgar aos seus clientes princípios básicos para um Turismo Sustentável.
Atualização: 2 de dezembro de 2020